A ANEME vai realizar uma Missão Empresarial a São Tomé no período de 01 a 06 de novembro de 2021.
A localização privilegiada no Golfo da Guiné e o facto de estarem previstos ou em curso diversos projetos
estruturantes constituem fatores cruciais para o desenvolvimento de São Tomé e para converter o arquipélago
numa plataforma logística para os mercados da região.
No plano macroeconómico, e após um crescimento do PIB de 1,3% em 2019, em 2020 a economia recuou
7,0%, consequência dos efeitos da pandemia do coronavírus, que provocaram uma quebra na exportação de
cacau e uma forte contração nos sectores do turismo e construção. Para o período 2021-22, o EIU projeta
uma recuperação da economia, traduzida numa taxa média anual de 3,7%.
As importações de São Tomé e Príncipe registaram um valor de 148 milhões de USD em 2019 (148 milhões de
USD em 2018). Os cinco principais grupos de produtos importados foram os Combustíveis Minerais (23,2% do
total), os Produtos Agrícolas (16,3% do total), os Produtos Alimentares (14,6% do total), as Máquinas e Aparelhos
(11,8% do total) e os Veículos e Outro Material de Transporte (6,9% do total).
Esta ação está inserida no Projeto Conjunto de Internacionalização do sector, pelo que, as empresas PME’s
participantes, que cumpram as condições de elegibilidade estipuladas no Sistema de Incentivos, beneficiarão da
atribuição de um subsídio não reembolsável a incidir sobre as despesas elegíveis, de 50% para as
empresas das zonas de convergência e de 40% para as da NUT Lisboa.
Para integrarem a missão, as empresas deverão preencher a Ficha de Inscrição, em anexo, enviando-a
para a ANEME, até ao próximo dia 8 de outubro, (rui.santos@aneme.pt ou fax 217150403).
Estamos disponíveis para todos os esclarecimentos adicionais e aguardamos a vossa participação.
Consulte informação aqui
A Lei n.º 83/2021, de 6 de dezembro, que vigora a partir de 1 de janeiro de 2022, modifica o regime de teletrabalho, alterando o Código do Trabalho e a Lei n.º 98/2009, de 4 de setembro, que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação sobre estas alterações, com inscrições gratuitas para os associados, mas limitadas.
A sessão decorrerá na quarta-feira, dia 15 de dezembro, iniciando-se às 9H30.
As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 10 de dezembro (sexta-feira), através do endereço madalena.goncalves@aneme.pt indicando o nome da empresa associada, do participante e o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão.
No dia 13 de dezembro serão enviadas as confirmações das inscrições e o link para acesso à sessão.
A ANEME vai realizar um Webinar subordinado ao tema “Preparação do Encerramento de Contas do Período de 2021” no próximo dia 20 de janeiro, entre as 9h e as 13h.
O evento decorrerá por videoconferência através da plataforma ZOOM.
Será disponibilizado manual digital com os conteúdos do webinar. Durante a videoconferência os participantes poderão colocar dúvidas e questões, através do seu microfone ou por escrito (no local próprio para o efeito), as quais serão analisadas e respondidas pelo formador no decorrer da sessão.
Este webinar é certificado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), e serão atribuídos créditos aos Contabilistas Certificados (CC) que nele participarem e que concluam as 4 horas da sessão. Não serão atribuídos créditos OCC aos participantes que não completem o tempo estabelecido para o webinar, este controlo será efetuado pela empresa formadora IVOJOMA (Dr. Abílio Sousa).
As empresas interessadas em participar deverão remeter à ANEME formulário eletrónico ou Ficha de inscrição, devidamente preenchidos (imprescindível preenchimento do e-mail dos participantes para podermos enviar o link para poderem participar no dia do webinar) e acompanhada do respetivo pagamento, para o endereço sandra.rodrigues@aneme.pt ou fax +351 217 112 741, até ao dia 18 de janeiro.
Informamos que apenas serão consideradas as inscrições depois de efetuado o pagamento dentro do prazo atrás mencionado e que a realização do webinar está condicionada a um número mínimo de inscrições.
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
CONVOCATÓRIA
Nos termos do nº 1 do Artº 17º dos Estatutos da ANEME, convocam-se todos os Sócios para tomar parte nos trabalhos da Assembleia Geral Ordinária, a realizar pelas 17H00 do próximo dia 27 de janeiro, na sede da ANEME, sita no Polo Tecnológico de Lisboa, Rua Francisco Cortês Pinto, 2 (Lote 13-b), em Lisboa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
- Discussão e aprovação do Programa de Atividades para o ano de 2022;
- Discussão e aprovação do Orçamento para o ano de 2022;
- Discussão e aprovação da Tabela de Quotas para 2022;
- Outros assuntos.
Para fazer o download da Convocatória clique aqui
ANEME em colaboração com a BUREAU VERITAS vai realizar no próximo dia 24 de fevereiro (parte da tarde das 14:00 às 18:00), uma ação de capacitação em:
Preço 35€/ participante
Assegure já a sua participação !
A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação sobre os incentivos e apoios à contratação disponíveis para os empregadores.
A sessão decorrerá entre as 10H00 e as 12H00 do próximo dia 24 de março e será ministrada on-line pela Drª Glória Parente do Departamento Jurídico da ANEME.
As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 17 de março, enviando a ficha de inscrição anexa (indicar o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão), acompanhada do comprovativo do respetivo pagamento, para madalena.goncalves@aneme.pt.
A confirmação da inscrição será feita a partir do dia 21 de março.