Programa de Capacitação para a Eficiência Ambiental
WORKSHOPS
COMO MONITORIZAR E REDUZIR
OS CUSTOS AMBIENTAIS?
Com o objetivo de apoiar as empresas do setor a serem mais inovadoras e sustentáveis, a ANEME desenvolveu o Projeto Valor Metal 2, no qual se insere esta iniciativa de caráter formativo e demonstrativo.
Neste Workshop irá ser apresentada detalhadamente a plataforma SIMCA como um sistema de monitorização de custos ambientais, havendo também tempo para tirar dúvidas que ainda persistam sobre a sua utilização.
A SIMCA é uma plataforma adaptada ao setor metalúrgico e eletromecânico, que permite que as empresas possam monitorizar e analisar os seus custos ambientais, aceder a um conjunto de relatórios e indicadores ambientais, mas também conhecer diversas medidas de ecoeficiência aplicáveis ao setor e construir o seu plano de ação para a acoeficiência.
O Workshop irá realiza-se no dia 12 de outubro na ANEME – Lisboa, entre as 14h30 e as 17h30 mediante inscrição (link para o formulário). Poderá juntar toda a equipa da empresa e conhecer as várias ferramentas que tem ao seu dispor para se tornar mais sustentável e eficiente.
O Programa:
1 – Conceitos breves para reduzir custos ambientais.
2 – SIMCA – uma ferramenta de ecogestão.
3 – Construção de um sistema de recolha de dados.
5 – Implementação do SIMCA nas empresas.
A ANEME está a organizar a presença coletiva de empresas portuguesas do setor metalúrgico e eletromecânico, na Feira Advanced Manufacturing Madrid 22 que terá lugar em Madrid de 19 a 20 de outubro 2022.
A Feira Advanced Manufacturing Madrid 22 é uma das mais importantes feiras profissionais da Península Ibérica contando com mais de 600 empresas expositoras e mais de 10.000 visitantes profissionais, concentrando num único espaço 3 grandes eventos: MetalMadrid, Robomática y Composites Madrid, agrupados nas suas áreas transversais: Connected, Additive, Surface, Blech y Quality Control and Product Testing.
Setores representados: tratamentos de superfície, moldes, componentes e acessórios para a indústria automóvel, aeronáutica e ferroviária, automação, robótica, fabricação de máquinas e ferramentas, corte a laser, soldadura, impressão 3D, compósitos e plásticos, componentes para máquinas, equipamentos de proteção individual (EPIs), subcontratação e metalurgia e metalomecânica em geral.
Esta ação está inserida no Projeto Conjunto de Internacionalização do setor, e as empresas PME’s participantes que reúnam as condições de elegibilidade estipuladas no Sistema de Incentivos, beneficiarão de um reembolso de até 50% dos custos relativos com stand, viagem, alojamento e transporte de amostras (40% para as empresas da NUT Lisboa).
Na expectativa e a verificar-se o interesse de V.Exas. em participar nesta feira, agradecemos o preenchimento e devolução da ficha de inscrição para a ANEME até ao próximo dia 28 de abril, ao cuidado de: Rui Santos – rui.santos@aneme.pt ou para o fax 217150403.
Para mais informações consulte a nossa inf. 39/22
Feira de referência do setor dos Moldes e Plásticos regressa em 2022.
A MOLDPLAS volta ao Centro de Exposições da Exposalão, na Batalha, entre os dias 9 e 12 de novembro, com muitas surpresas. Devido ao contexto atual, foi efetuado um acerto de datas das feiras industriais no mercado português. A próxima Moldplás será então em novembro de 2022, a realização continuará a ser bienal.
Espera-se uma edição especial com a presença das principais empresas da indústria, concentrando num só espaço profissionais e equipamentos especializados capazes de cobrir todas as necessidades de quem os procura.
A tecnologia é um dos pilares basilares da MOLDPLAS e vai estar novamente em grande destaque com várias propostas.
Entre os dias 9 e 12 de novembro da 2022, o Centro de Exposições da Exposalão volta a abrir portas para receber milhares de visitantes com intuito de reunir contactos e descobrir as recentes inovações chegadas ao mercado.
Na última edição, a MOLDPLAS alcançou a marca dos 18 mil visitantes profissionais, mais de 200 empresas expositoras, 650 marcas nacionais e internacionais presentes durante o evento, que garantiu a satisfação de todos os envolvidos.
Após a edição de 2021, a MOLDPLAS “volta à base” para estruturar a edição de 2024.
Aceda ao site da feira aqui