ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
CONVOCATÓRIA
Nos termos do nº 1 do Artº 17º dos Estatutos da ANEME, convocam-se todos os Sócios para tomar parte nos trabalhos da Assembleia Geral Ordinária, a realizar pelas 17H00 do próximo dia 27 de janeiro, na sede da ANEME, sita no Polo Tecnológico de Lisboa, Rua Francisco Cortês Pinto, 2 (Lote 13-b), em Lisboa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
- Discussão e aprovação do Programa de Atividades para o ano de 2022;
- Discussão e aprovação do Orçamento para o ano de 2022;
- Discussão e aprovação da Tabela de Quotas para 2022;
- Outros assuntos.
Para fazer o download da Convocatória clique aqui
ANEME em colaboração com a BUREAU VERITAS vai realizar no próximo dia 24 de fevereiro (parte da tarde das 14:00 às 18:00), uma ação de capacitação em:
Preço 35€/ participante
Assegure já a sua participação !
A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação sobre os incentivos e apoios à contratação disponíveis para os empregadores.
A sessão decorrerá entre as 10H00 e as 12H00 do próximo dia 24 de março e será ministrada on-line pela Drª Glória Parente do Departamento Jurídico da ANEME.
As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 17 de março, enviando a ficha de inscrição anexa (indicar o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão), acompanhada do comprovativo do respetivo pagamento, para madalena.goncalves@aneme.pt.
A confirmação da inscrição será feita a partir do dia 21 de março.
A ANEME vai realizar, em parceria com a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, uma sessão de divulgação sobre o regime do destacamento de trabalhadores com o seguinte programa:
- Destacamento de trabalhadores: conceitos.
- Obrigações dos empregadores no âmbito do destacamento de trabalhadores
- Debate
A sessão decorrerá entre as 10H00 e as 12H30 do próximo dia 7 de abril e será ministrada on-line por dois membros do Grupo de Trabalho sobre a Mobilidade Transnacional de Trabalhadores e Empresas (GTMTTE) da ACT:
- Inspetora Marta Rodrigues
- Inspetora Carina Dinis
As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 30 de março, enviando a ficha de inscrição anexa (indicar o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão) acompanhada do comprovativo do respetivo pagamento, para madalena.goncalves@aneme.pt.
A confirmação da inscrição será feita a partir do dia 31 de março.
A ANEME vai realizar no dia 14 de março das 9h00 às 18h00, uma sessão de formação sobre a norma EN 1090 – CE Estruturas Metálicas.
É uma importante norma aplicável ao nosso setor, pelo que o seu conhecimento é fundamental.
Esta ação tem como objetivos conhecer/rever a norma e a sua aplicabilidade, nomeadamente através do esclarecimento de requisitos, metodologias e identificação dos ensaios /validação dos processos aplicáveis no âmbito da norma EN1090-1.
Invista nessa ação, informe-se e mantenha-se informado.
Preço por participante: 70€
Para inscrever-se na ação clique aqui
Para mais informações clique aqui
A ANEME vai realizar um Webinar subordinado ao tema “A Declaração Modelo 22 do período de 2021 – alterações, situações especiais e memorandos” no próximo dia 29 de abril, entre as 9h e as 13h.
O evento decorrerá por videoconferência através da plataforma ZOOM e será disponibilizado manual digital com os conteúdos do webinar. Durante a videoconferência os participantes poderão colocar dúvidas e questões, através do seu microfone ou por escrito (no local próprio para o efeito), as quais serão analisadas e respondidas pelo formador no decorrer da sessão.
Este webinar é certificado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), e serão atribuídos créditos aos Contabilistas Certificados (CC) que nele participarem e que concluam as 4 horas da sessão. Não serão atribuídos créditos OCC aos participantes que não completem o tempo estabelecido para o webinar, este controlo será efetuado pela empresa formadora IVOJOMA (Dr. Abílio Sousa).
As empresas interessadas em participar deverão remeter à ANEME formulário eletrónico ou Ficha ficha de inscrição em anexo, devidamente preenchidos (imprescindível preenchimento do e-mail dos participantes para podermos enviar o link para poderem participar no dia do webinar) e acompanhada do respetivo pagamento, para o endereço sandra.rodrigues@aneme.pt ou fax +351 217 112 741, até ao dia 27 de abril.
Informamos que apenas serão consideradas as inscrições depois de efetuado o pagamento dentro do prazo atrás mencionado e que a realização do webinar está condicionada a um número mínimo de inscrições.
WEBINAR
SIMCA
Uma ferramenta para a Ecoeficiência e Sustentabilidade
3 maio 2022
14:30 – 15:30
Com o objetivo de dar a conhecer a plataforma SIMCA – Sistema de Monitorização de custos ambientais, a ANEME irá promover um webinar onde as empresas do setor podem conhecer as várias funcionalidades da SIMCA assim como tirar dúvidas que ainda persistam sobre a sua utilização.
A SIMCA é uma plataforma esclusiva do setor metalúrgico e eletromecânico, que permite que as empresas possam monitorizar e analisar os seus custos ambientais, aceder a um conjunto de relatórios e indicadores ambientais, mas também conhecer diversas medidas de ecoeficiência aplicáveis ao setor e construir o seu plano de ação para a acoeficiência.
O Webinar realiza-se no dia 3 de maio entre as 14h30 e as 15h30 mediante inscrição – formulário.
Poderá juntar toda a equipa da empresa e conhecer as várias ferramentas que tem ao seu dispor para se tornar mais sustentável e eficiente.
O Decreto-Lei nº 109-E/2021, de 9 de dezembro, criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).
O RGPC cria novas obrigações para as empresas a partir de junho de 2022, sendo aplicável a pessoas coletivas que empreguem 50 ou mais trabalhadores, que tenham sede em Portugal ou sejam sucursais em território nacional de pessoas coletivas com sede no estrangeiro.
Abrange igualmente “os serviços e pessoas coletivas da administração direta e indireta do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais e do setor público empresarial do que empreguem 50 ou mais trabalhadores, e ainda as entidades administrativas independentes com funções de regulação da atividade económica dos setores privado, público e cooperativo”.
A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação online sobre este regime, com inscrições gratuitas para os associados, que decorrerá no dia 11 de maio entre as 9H30 e as 11H00.
As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 5 de maio através do endereço madalena.goncalves@aneme.pt indicando o nome da empresa associada, do participante e o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão.
Consulte a informação nº 46/22 aqui