A ANEME vai realizar uma Missão Empresarial a Moçambique no período de 28 agosto a 3 setembro de 2022.
Moçambique, com uma população aproximada de 26,5 milhões de habitantes, teve em 2020 – à semelhança da generalidade dos países da região – uma forte contratação económica que atingiu a indústria (em especial a extrativa) e a área dos serviços.
Em 2021, verificou-se um ténue crescimento económico, tendo como suporte a agricultura e os serviços.
Segundo o Banco Mundial, espera-se que entre 2022 e 2024, Moçambique venha a ter um crescimento médio de 5,5%.
No entanto existem todo um conjunto de variáveis exógenas que podem condicionar fortemente essa previsão de crescimento como sejam: aumento dos preços de petróleo e do trigo, em resultado da guerra na Ucrânia e evolução do Covid 19.
Por último é de referir que os principais produtos importados por Moçambique são: as máquinas e aparelhos, os produtos químicos, os metais comuns, os produtos alimentares e as pastas celulósicas e papel. Na estrutura das exportações destacam-se os produtos agrícolas, os produtos alimentares e as matérias textéis.
Esta ação está inserida no Projeto Conjunto de Internacionalização do sector, pelo que, as empresas PME’s participantes, que cumpram as condições de elegibilidade estipuladas no Sistema de Incentivos, beneficiarão da atribuição de um subsídio não reembolsável a incidir sobre as despesas elegíveis até 50% para as empresas das zonas de convergência e até 40% para as da NUT Lisboa.
Para integrarem a missão, as empresas deverão preencher a Ficha de Inscrição, em anexo, enviando-a para a ANEME, até ao próximo dia 6 de junho, (rui.santos@aneme.pt ou fax 217150403).
Estamos disponíveis para todos os esclarecimentos adicionais e aguardamos a vossa participação.
Consulte mais informações aq54_2022 Digitalui
A ANEME e a Fundação AEP organizam um webinar, a realizar-se no próximo dia 8 de setembro, subordinado ao tema “Plataforma para promover as exportações das PME”.
Neste webinar será apresentada a Rede Global da Diáspora, a maior rede colaborativa da Diáspora Portuguesa.
O evento é gratuito, mas carece de inscrição aqui (https://redeglobal.pt/?register=85).
Com o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar boas práticas de empresas no setor metalúrgico e eletromecânico, chegam os Metal Awards, um evento organizado pela ANEME!
Os prémios de inovação e sustentabilidade serão atribuídos aos projetos que se destaquem nas categorias de:
➔ Economia Circular;
➔ Ambiente;
➔ Digitalização.
Submeta a sua candidatura até 30 de setembro em https://www.valormetal2.pt/metal-awards/.
A ANEME está a organizar uma visita de prospeção empresarial à Feira MSV International Engineering – Brno – República Checa, que ocorrerá entre os dias 04 a 06 de outubro 2022.
A MSV International Engineering Fair é a feira industrial mais importante da Europa Central, realizada conjuntamente com outras 5 feiras industriais no BVV Brno Exhibition Centre:
– IMT International Machine Tools Exhibition;
– WELDING International Welding Engineering Fair;
– FOND-EX International Foundry Fair;
– PROFINTECH International Trade Fair for Surface Technology;
– PLASTEX International Fair of Plastics, Rubber and Composites.
Lembramos que as empresas participantes beneficiarão de um subsídio a fundo perdido de 50% (40% para a NUT Lisboa) das despesas elegíveis (Voo e Alojamento).
Caso a V. empresa esteja interessada em participar, deverá enviar a ficha de inscrição em anexo, até ao próximo dia 9 de setembro, devidamente preenchida ao cuidado de Rui Santos: rui.santos@aneme.pt.
Consulte a informação nº 73/22
Programa de Capacitação para a Eficiência Ambiental
WORKSHOPS
COMO MONITORIZAR E REDUZIR
OS CUSTOS AMBIENTAIS?
Com o objetivo de apoiar as empresas do setor a serem mais inovadoras e sustentáveis, a ANEME desenvolveu o Projeto Valor Metal 2, no qual se insere esta iniciativa de caráter formativo e demonstrativo.
Neste Workshop irá ser apresentada detalhadamente a plataforma SIMCA como um sistema de monitorização de custos ambientais, havendo também tempo para tirar dúvidas que ainda persistam sobre a sua utilização.
A SIMCA é uma plataforma adaptada ao setor metalúrgico e eletromecânico, que permite que as empresas possam monitorizar e analisar os seus custos ambientais, aceder a um conjunto de relatórios e indicadores ambientais, mas também conhecer diversas medidas de ecoeficiência aplicáveis ao setor e construir o seu plano de ação para a acoeficiência.
O Workshop irá realiza-se no dia 12 de outubro na ANEME – Lisboa, entre as 14h30 e as 17h30 mediante inscrição (link para o formulário). Poderá juntar toda a equipa da empresa e conhecer as várias ferramentas que tem ao seu dispor para se tornar mais sustentável e eficiente.
O Programa:
1 – Conceitos breves para reduzir custos ambientais.
2 – SIMCA – uma ferramenta de ecogestão.
3 – Construção de um sistema de recolha de dados.
5 – Implementação do SIMCA nas empresas.